segunda-feira, 4 de agosto de 2014

EVANGELIZE TEU LAR--P/03—ULT PARTE-04/08/2014

                                   
                      

A palavra do nosso Deus é clara em Jr 48:10 “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor fraudulentamente !
 E maldito aquele que preserva a sua espada do sangue !
” Temos muitos lideres que estão a frente do ministério com crianças que na verdade não sabem nem corrigir seus próprios filhos. 
Como poderá corrigir ou até mesmo ensinar filhos dos outros ? 
Existem deveres do filho para com o pai. Mas, também existem os deveres do pai para com o filho. Temos pessoas que espancam seus filhos em casa, depois chegam na sala de aula da igreja com cara de santo para falar de amor com as crianças. 
Deus nos orienta em Pv 19:8 e Ef 6:4 “Corrija os seus filhos enquanto eles têm idade para aprender; mas não os mate de pancadas. 
Pais, não tratem os seus filhos de tal maneira que eles fiquem irritados. Ao contrário, vocês devem criá-los com disciplina e de acordo com os ensinamentos cristãos.” 
Qual tem sido nosso relacionamento com nossos filhos? 
Temos tido nossos filhos como nossos melhores amigos? 
Nossos filhos nos tem como amigos ? 
Temos falado do plano da salvação para nossos filhos ? 
Temos investido na compra de literaturas evangélicas para nossos filhos ? 
Temos comprado material evangélico (CD, fita de vídeo, games...) para nossos filhos ? Temos lido a Bíblia Sagrada com nossos filhos todos os dias ?
 Oramos com eles ? 
Jejuamos por eles ? 
Precisamos falar da nossa fé para toda nossa família. Falar também aos nossos filhos que Jesus Cristo é o nosso Senhor e Salvador! 
Rm 10:9-10 “Pois, se vocês contarem aos outros com seus próprios lábios que Jesus Cristo é o seu Senhor, crendo do fundo do coração que Deus o levantou dentre os mortos, serão salvos. Porque é crendo de coração que um homem se torna reto para com Deus; e com a boca é que ele fala da sua fé aos outros, confirmando assim a sua Salvação.” Se você educa seu filho de acordo com a vontade de Deus, saberá sem duvida educar os filhos de outras pessoas. E sem duvidas será também um excelente professor da Escola Dominical. Porém, se você não souber educar seu próprio filho, não sabe cuidar nem da sua própria casa. 
Nesse caso, não tem condições de cuidar da igreja. Você é uma pessoa desqualificada para o cargo de professor dominical. É só lermos o que diz a Bíblia: “Se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus ? 
Pois, se alguém não sabe governar a sua própria família, como pode cuidar da igreja de Deus ?” 1 Tm 3:5 Uma vez li uma apostila contendo um texto assinado por 
Vassilios Constantinidis, que dizia: 
“O DESAFIO DE SER PAI ESPIRITUAL 
 Os casais de noivos fazem seus planos quanto ao futuro da família; chamamos isto planejamento familiar. Muitos, antes mesmo de se casarem, planejam ter dois, três ou mais filhos. Dificilmente encontramos um casal que não quer filhos. Pode ser que evitem por um tempo, porém o normal é desejarem ter filhos. Da mesma forma, não se compreende um crente salvo pela graça, regenerado, que não deseja ter filhos espirituais; isso é anormal ! 
O normal para um crente é ser como Raquel: Dá-me filhos senão morrerei Gênesis 30:1. Paulo tinha filhos espirituais; era pai na fé de Timóteo, Tito, Onésimo, Filemon e muitos outros. 
Na verdade, ser pai espiritual é um desafio. É preciso pagar o preço ! 
Em primeiro lugar é preciso PACIÊNCIA.
Raquel queria filhos, mas tinha que ter paciência, pois depois de conceber tinha que esperar nove meses. Há mulheres grávidas que gostariam de adiantar a hora, mas todos conhecem os riscos de um nascimento prematuro. No campo espiritual, nossa parte é semear a Palavra de Deus e transmiti-la com fidelidade, esperando com paciência que o Espírito Santo opere o novo nascimento.
 Em segundo lugar é preciso haver disposição de ARRISCAR A VIDA. 
Toda mulher que quer ter filhos está arriscando a sua vida. Raquel sabia que dar à luz um filho poderia custar sua própria vida, e conhecemos sua história: quando deu à luz seu segundo filho, Benjamim, diz a Bíblia, “saiu-lhe a alma” (Gn 35:18) O próprio Senhor Jesus, para “conduzir muitos filhos à glória” (Hb 2:10), teve que dar a Sua vida na cruz. 
Temos visto da parte de pais, professores e crentes em geral uma certa acomodação: querem filhos espirituais mas não querem pagar o preço. Não dedicam tempo para ter o culto doméstico com os próprios filhos, apresentando-lhes o caminho da salvação; não querem ter uma Classe de Cinco Dias ou Classe de Boas Novas, ou dar aulas bíblicas numa Escola, porque teriam que se deslocar de casa e gastar tempo, mas incrível querem filhos espirituais. 
Em terceiro lugar, é preciso haver disposição de GASTAR. Toda mãe sabe muito bem que precisa investir na criança antes ainda do nascimento, e muito mais depois. Vemos em Êxodo 2:9 que a filha de Faraó tinha consciência de que, para criar o pequeno Moisés, ia ter que gastar dinheiro. Interessante é notar que há pais que querem filhos espirituais mas não querem investir na vida espiritual de seus filhos: hoje temos excelente literatura para as crianças, cds, fitas e até vídeos evangélicos para crianças, mas o problema é que os pais não querem gastar. 
Como é possível alimentarmos uma criança sem gastar nada ? 
Em quarto lugar é preciso ENSINAR. 
Antes de conceber um filho, os pais necessitam aprender, aos pés do Senhor, para que então, depois, possam ensinar. Depois de gerada, a criança deve ser cercada de orações e já pode ser ensinada mesmo no ventre materno. Finalmente, após o nascimento e até completar cinco anos de idade, é preciso ensinar tudo que for possível. Sabe-se que com cinco anos de idade 80% da personalidade da criança já está formada. Paulo escreveu: “Meus filhos, por quem de novo sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós.” (Gl 4:19) O ensino requer da parte dos pais e dos professores “esmero” (Rm 12:7), dedicação, preparo, seriedade. Podemos ver o exemplo de Manoá, como ele orou pedindo a Deus que o ajudasse na educação de seu filho Sansão (Jz 13:8-12).
 E em quinto lugar, não se pode falhar em
 PREPARAR PARA O DIA DE AMANHÃ. 
Os pais têm a responsabilidade de prepararem seus filhos para enfrentarem sozinhos os seus futuros. Há pais que preparam os filhos para si; os filhos tornam-se eternamente dependentes. José é um exemplo positivo de um filho que estava bem preparado espiritualmente para enfrentar as tentações, como na casa de Potifar. Os pais precisam dedicar tempo para aconselhar e orientar os seus filhos à luz das Escrituras, sobre drogas, sexo, vícios, amizades e outros perigos. Raquel queria filhos. Pediu a Deus, e o Senhor a atendeu. Lemos em Gênesis 30:22-24 :“Lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda. Ela concebeu, deu à luz um filho, e disse: Deus me tirou o meu vexame. E lhe chamou José, dizendo: Dê-me o Senhor ainda outro filho.” Raquel não ficou satisfeita apenas com José, queria mais filhos e estava disposta a pagar o preço. Se Raquel não tivesse morrido após o nascimento de Benjamim, certamente pediria mais filhos. Vamos pedir que Deus nos dê filhos espirituais, a começar com os nossos próprios filhos. 
Note bem, Deus não gera filhos, ELE usa um homem e uma mulher; Deus quer da mesma forma, usar-nos a fim de que sejamos pais espirituais. Raquel orou: “Dá-me filhos, senão morrerei.” O Senhor a atendeu. Já houve casos de pessoas que me procuraram ao término de minhas ministrações dizendo:
Pastor, ore por mim. Deus falou para eu preparar as malas e pregar o evangelho no Brasil todo.” “Eu tenho um chamado de Deus para minha vida, ORE POR MIM, tenho que preparar as malas.” Em muitos casos eu vejo isto como fuga. A pessoa, para fugir de suas responsabilidades em sua casa, faz a mala e vai pregar o evangelho. Talvez se esta pessoa não fosse evangélica, sairia do mesmo jeito, para morar em um apartamento com amigos.
 Se você não prega o evangelho em sua casa e nem trás visitantes à igreja; Se pessoas de sua própria família tem negado a fé do Senhor Jesus por causa do seu péssimo testemunho; Se há pessoas em seu circulo de amizades que sequer sabem que você é cristão... Como você pode querer preparar as malas ? 
Já encontrei muitos missionários e até pastores itinerantes, que alegaram estar mais de seis meses fora de casa fazendo a obra de Deus. E a família como fica ? 
E sexo?
 Faz por telefone, ou via Sedex?
 Aí está uma boa receita para quando eu me encher da minha esposa e dos meus filhos: Sair por uns dois anos e alegar que estou fazendo a obra de Deus. 
Veja que idéia ótima: Não terei que pagar a conta da água, luz, telefone, condomínio, não terei que levar as crianças na escola e nem que agüentar as pregações do meu pastor local. E nem dar o dízimo também !
 É uma idéia muito boa. Boa demais, mas só se for para Satanás. 
Não podemos viajar simplesmente para alimentar nosso espírito de aventura. Missionário não viaja de uma cidade a outra para fazer turismo, para conhecer novas paisagens ou para fugir de suas responsabilidades conjugais ! 
Viaja de uma cidade a outra para falar do amor de Deus, para ministrar a palavra, para alcançar as almas perdidas. Mas como vamos falar do amor de Deus aos outros se isto não é verdade, nem ao menos, na nossa própria casa ?
 Antes de falar do evangelho do Senhor Jesus Cristo aos outros, temos que falar para nossa família. Temos que ser mais fiéis em discipular nossa família. Você e sua casa servem ao senhor ?
Todos em sua família são salvos ?
 Josué 24:15 , Atos 16:31 Eu já ministrei para mais de 122.000 pessoas em mais de 1.000 igrejas de 163 denominações diferentes. Viajei mais de 97.000 Km, visitando mais de 100 cidades diferentes. E nunca tive o prazer de ouvir de alguém que Deus o chamou para evangelizar sua própria família. Será que Deus nunca nos chama para evangelizar, falar do Seu amor a nossa família ? 
Você já pensou em fazer de sua família seus discípulos ? 
Deus não pede que sejamos perfeitos, mas, que sejamos honestos. Com o poder de Deus agindo em nossas vidas, podemos crescer a cada dia em direção a um dos alvos que Ele nos propõe: Maturidade Espiritual. 
Deus nos convoca hoje para uma importante tarefa, uma importante missão: A importante missão de discipular nossa família. Mas como farei isto? 
Dando bom testemunho em sua casa, pois se você recebeu a virtude do Espírito Santo, então conseguirá viver Jesus, em sua casa também. Atos 1:8 “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria a até aos confins da terra” Ou seja, repito: começa em tua casa. Mas eu tenho falado do evangelho para minha família, eles tem o coração duro e não querem saber de nada. Meu irmão não me dá atenção. Minha mãe só que saber de cuidar da casa. Meu pai só fala de futebol. O que devo falar para convence-los a ir para a igreja ? 
Não fale ! 
É isto mesmo, fale menos e faça mais. Procure viver mais Jesus dentro de sua casa, seu testemunho falará mais alto. Sua família tem que ser sua prioridade. Você é que tem que edificar e instruir sua família. Encorajá-los com amor, dar sempre preferência aos da sua família. Levar as cargas uns dos outros. Servi-los e confortá-los. Sofrer e perdoá-los. Eles tem que conhecer ao Senhor e Salvador Jesus através do seu bom testemunho. Sua família é muito importante para Deus. 
Uma vez Judith Kemp disse:
Atualmente, o testemunho de um lar Cristão unido talvez seja o instrumento mais eficaz para alcançar o mundo perdido.”Quando as pessoas viam os discípulos de Jesus, sabe o que elas diziam ? 
Olha como eles se amam ! 
O que as pessoas dizem a respeito de nossa família ?
 Esta pergunta chama tanto a minha atenção, que uma vez ouvi algumas pessoas em um clube comentarem: “Olha só o jeito daquela mulher nem parece que é crente !” 
Creio que devemos dizer aos nossos filhos e familiares: Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo. 1Co 11:1 “Sejam então meus imitadores como também eu sou imitador de Cristo.” Creio que um dos objetivos principais para Deus é a família, porque Deus é família. 2Co 11:2 “Porque sou zeloso por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem para a um só esposo, que é Cristo.” 
Afinal, por que o lar foi instituído ? Gn 2:18 “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” E qual foi o mandamento que Deus deu para a família ? Gn 1:28 “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.” Mas, o princípio para o qual estou tentando chamar sua atenção, é que sua família tem que ser lembrada em primeiro plano. Muitos lembram de tudo, mas esquecem do principal, que é a família. Uma vez uma mulher atendendo ao apelo do pastor para estarem todos orando na igreja a partir das oito horas, levantou-se às sete, tomou banho, passou sua roupa e foi para a sala de oração onde encontrou toda irmandade: 
Paz do Senhor irmão !
 Glória a Deus irmã ! 
Paz ! 
Graça e paz ! 
Duas horas depois voltou para casa a tão dedicada mulher, seu marido vendo-a entrar pela porta disse em tom baixo para não acordar as crianças: Tudo bem ? 
As crianças estão dormindo. Já-já acordarão para tomar café. Você trouxe leite e pão ?
Não! 
Porque isso não é minha obrigação. E, não me enche que eu vou voltar a dormir pois acordei muito cedo hoje. 
Meu amigo leitor, será que Deus ouviu a oração desta mulher ? 
Pessoas há, que se deixarmos, dormem na igreja. Usar as atividades da igreja como fuga, para deixar de fazer seus deveres de casa é pecado. Quer agradar a Deus?
 Deixe sua casa em ordem, alimente seus filhos, limpe sua casa, deixa a comida pronta e depois vá para a igreja. Há pessoas que casam com a igreja. Há maridos que odeiam a Jesus porque suas esposas não tem bom censo. 
Meu bem, o que vamos jantar hoje ? 
Faz um lanche ou coma bolacha. Não deu para fazer nada hoje, precisei ficar a tarde toda na igreja no ensaio do coral. Aliás, você deveria ir no culto de hoje a noite para assistir. Vai ser muito lindo. Vamos na igreja, quem sabe aceitando a Jesus, você para de uma vez por todas de beber. 
Você gostaria de ir ? 
Não! Gostaria de jantar ! 
Para finalizar, gostaria de propor uma parábola a você: Deve ser gostoso e maravilhoso chegar no céu e ser recebido pelo próprio Deus: _ 
Servo bom e fiel, seja bem vindo, temos uma moradia reservada para você. Pode entrar, estávamos te esperando.
 Oh ! Meu Deus, como é bom vê-lo pessoalmente. Entre meu filho, vamos ter uma reunião dentro de alguns minutos. Senhor, desculpe-me a curiosidade, aquele fogo ao lado é o que estou pensando ?
 Sim meu filho, é o inferno. 
Desculpe-me mais uma vez, mas parece que eu conheço aquelas pessoas que estão queimando... tem um ali no chão que já está até torrado. 
Eu conheço aquelas pessoas que estão derretendo naquele fogo ou estou enganado Deus ? 
Não meu filho, você não está enganado, é teu pai, tua mãe, teus netos, toda tua família. Vai entrando que a reunião que teremos daqui a pouco é sobre este assunto, não se preocupe continue sorrindo. Ezequiel 33:7-9 “  Agora, homem mortal, eu estou pondo você como vigia de toda a nação de Israel. Você dará a eles os avisos que eu lhe der. Se eu disser que um homem mau vai morrer, mas você não o avisar para que mude o seu modo de agir e assim salve a sua vida, aí ele morrerá, sendo ainda pecador. Nesse caso eu considerarei você como responsável pela morte dele. Porém, se você avisar o homem mau, e ele não parar de pecar, ele morrerá como pecador, mas você viverá.” Muitos métodos extremamente eficientes estão sendo aplicados hoje para alcançar os perdidos. Este estudo não tem a intenção de tirar o crédito do método que sua igreja tem usado para evangelizar. 
Ao contrário, Deus quer despertar-te para que você adote seus familiares como seus discípulos. 
Vamos pedir ao nosso Deus que nos dê sabedoria para pregarmos o evangelho, levando a palavra aos necessitados, a começar pelos os nossos familiares.

                                        NOSSO SITE

      http://igrejadosenhorcristojesus.blogspot.com.br/




                     --------ULTIMA PARTE-------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário